Vestibulinho ETEC – O que você precisa saber sobre Tipos Textuais

Tempo de leitura: 2 minutos

Se você decidiu prestar o vestibulinho da ETEC, provavelmente já sabe que precisa estudar os tipos textuais existentes. Como as questões da prova possuem enunciados contextualizados, conhecer os tipos de textos é importantíssimo para respondê-las com mais facilidade.

Mas, antes de tudo… você sabe o que são tipos textuais?

Um tipo textual é a maneira como um texto está estruturado e organizado, ou seja, é a maneira como ele é apresentado. Cada tipologia textual possui um conjunto de características únicas. Essas características são determinadas pelos tempos e modos verbais utilizados, vocabulário, estrutura das frases e relações lógicas presentes no texto.

Agora que você já sabe o que é um tipo textual, podemos passar agora para os tipos textuais que podem aparecer em sua prova.

Há, basicamente, cinco tipos textuais que estudamos na língua portuguesa. São eles:

  • Texto narrativo
  • Texto descritivo
  • Texto dissertativo
  • Texto injuntivo
  • Texto expositivo

Entre eles, os que mais aparecem em questões do Vestibulinho ETEC são os narrativosdescritivos e os expositivos. Porém, é importante entender qual a função de cada um dos tipos de textos.

Características dos tipos textuais

Texto narrativo — é aquele que narra um fato, seja ele real ou fictício. Temos contato com esse tipo textual desde a infância, por meio das histórias de contos de fadas e filmes infantis. Um texto, para ser considerado narrativo, deve ter alguns elementos específicos. São eles: personagens, enredo, narrador, tempo e espaço.

BLOG (1)

Texto descritivo — é o tipo textual responsável por fazer descrições de pessoas, lugares, objetos ou situações. Essa descrição pode ser objetiva ou subjetiva, dependendo da intensão do autor.

Texto dissertativo — uma dissertação é um tipo de texto opinativo, no qual o autor utilizará argumentos em defesa de um ponto de vista. Geralmente é o tipo mais exigido nas redações de vestibular, pois possui uma estrutura rígida e exige bom vocabulário, além de contextualização com assuntos de diversas áreas do conhecimento.

Texto injuntivo — este tipo de texto tem o objetivo de dar instruções e orientações ao leitor. É o que costumamos ver em receitas e bulas de remédios.

Texto expositivo — é aquele que vai expor informações com o intuito único de informar o leitor, sem tentar convencê-lo de algo. A linguagem deve ser clara e é importante expor todos os fatos importantes.


Quer saber outros conteúdos que também são exigidos pela prova? Baixe agora mesmo a Checklist com os principais temas que caem no Vestibulinho ETEC 2018!

INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *