Tudo sobre o Vestibulinho ETEC

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem mora no estado de São Paulo e quer começar um curso técnico provavelmente já conhece o Vestibulinho ETEC. Como muitos colegas e alguns inscritos do meu canal no Youtube me fazem perguntas sobre o assunto, hoje vim sanar as principais dúvidas sobre a ETEC, o vestibulinho e afins.

O que são as ETECs?

As ETECs são Escolas Técnicas Estaduais mantidas pelo estado de São Paulo em parceria com o Centro Paula Souza. Elas estão distribuídas por mais de 150 municípios no estado e oferecem cursos técnicos, cursos de especialização e ensino médio.

O que é necessário para estudar numa ETEC?

Independentemente da modalidade de curso, é necessário prestar o Vestibulinho ETEC para estudar em alguma das escolas. As inscrições são abertas semestralmente no site do vestibulinho e, após inscrever-se para o curso desejado, é preciso pagar a taxa de R$30,00 e realizar a prova. A classificação é divulgada no próprio site cerca de um mês após a realização do vestibulinho.

Quando acontecem as provas?

A data e o local são divulgados alguns dias após o final do período de inscrições. O vestibulinho do primeiro semestre costuma acontecer em meados de dezembro, com início das aulas previsto para fevereiro do ano seguinte, enquanto o vestibulinho do segundo semestre geralmente ocorre no começo da segunda quinzena de junho, com início das aulas previsto entre o final de julho e início de agosto.

Quem pode estudar numa ETEC?

Pessoas que já concluíram o ensino médio podem ingressar numa ETEC caso tenham interesse em algum curso técnico ou algum curso de especialização. Estudantes do 2º ou do 3º ano do ensino médio podem ingressar em algum curso técnico, exceto o caso de cursos específicos que exigem maioridade ou formação no ensino médio. Quem está no último ano do ensino fundamental pode prestar o vestibulinho para cursar o ensino médio técnico em alguma ETEC, assim como estudantes do EJA.

O que é preciso fazer para passar no Vestibulinho ETEC?

É essencial se preparar da forma correta, ter uma rotina de estudos e conhecer o estilo da prova. Confira logo abaixo alguns vídeos que podem te ajudar:

BLOG (1)

15 dicas para passar no Vestibulinho ETEC — o vídeo que já ajudou mais de 1500 pessoas!

O que mais cai no Vestibulinho ETEC — dicas concretas sobre o que estudar.

Bom, espero que o post de hoje tenha te ajudado de alguma forma! Se quiser mais dicas de estudos, motivação e afins, acompanhe o Passei Sem Cursinho nas redes sociais.

FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE

2 Comentários

  1. Daffni

    Oii, tenho 14 anos e estou no 9° ano do fundamental II e estudo em uma escola particular. Queria tirar algumas dúvidas:

    – o fato de eu estudar em uma escola particular influência na hora da inscrição para a ETEC? (Tipo só qm estuda em escola pública pode fazer?)

    -eu quero entrar no ano que vem, então teria que fazer a inscrição qndo?

    Obg

    Responder
  2. Camille Alves

    Olá Lillian, queria saber se quando você está no 2° Ano do Ensino Médio, pode prestar o Vestibulinho para o Ensino Médio Técnico ?
    Estou Amando seu Site, está me ajudando muito!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *